7) Mecanismos coesivos: um estudo sobre o que os professores do ensino médio apontam como problemas de coesão em textos escritos
Resumo
Inglês: This paper is part of the results obtained in our dissertation, in which we aimed at analyzing how High Scholl teachers evaluate mechanisms of textual cohesion in the correction of written productions. Within this article, we will show what High School teachers point out as cohesion problems in written texts. The results have proved that teachers usually do not seem to be sure when deali ng with cohesive mechanisms, being restricted to aspects of punctuation and/or accentuation or considering elements applied correctly as cohesion errors.Key-words: Cohesive mechanisms; Written text; Teacher.
Tradução: Este trabalho investiga o que os professores do ensino médio apontam como problemas de coesão em textos escritos. Os dados analisados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a 15 professores do ensino médio e da correção, pelos mesmos professores, de dois textos dissertativos por nós adaptados. Como fundamento teórico, usamos, principalmente, Hallidaye Hasan (1976), Beaugrande e Dressler (1997), Koch (2002, 2004), Fávero (2002). Os resultados mostram que os docentes parecem não estar seguros quando se trata de mecanismos coesivos, prendendo-se, muitas vezes, a aspectos de pontuação e/ ou acentuação ou marcando elementos empregados corretamen te como erro de coesão.
Palavras-chave: Mecanismos coesivos; Texto escrito; Professor.
Downloads
Não há dados estatísticos.