9) Flexão de número na gramática da criança e na gramá tica do adulto

Autores

  • Christina Abreu Gomes (UFRJ/CNPq)
  • Carolina Gonçalves Manoel (UFRJ)

Resumo

Inglês: This paper focus on the variable usage of inflected plural forms in words with regular plural (chapéu/chapéus; bolo/bolos) and words inflected with is -is and metaphonic plural (animal/animais; forno/fornos) within the framework of Sociolinguistics and the Usage-based Models. The data were obtained through the application of a test to 60 children and 20 adults, aiming to elicit plural inflection of 30 real words and 6 pseudowords. The results obtained revealed the importance of the experience of use of the inflected forms and that both children and adults make use of probabilistic inference to establishing morphological patterns.
Key-words: number inflection, variation, grammar, lexicon, Usage-based Models.

Tradução:
Este artigo focaliza o uso alternativo de formas flexionais de plural em nomes com pluralmregular (chapéu/chapéus; bolo/bolos) e plural em –is e metafônico (animal/animais; forno/fornos) dentro do quadro teórico da Sociolingüística e dos Modelos baseados no Uso. Os dados foram obtidos através de teste, aplicado a 60 crianças e 20 adultos, com o objetivo de eliciar formas de plural de 30 palavras reais e 6 pseudopalavras. Os resultados obtidos revelaram a importância da experiência de uso com as formas flexionadas em questão e que crianças e adultos usam inferência probabilística para estabelecer padrões morfológicos.
Palavras-chave: flexão de número, variação, gramática, léxico, Modelos baseados no Uso.

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos