6) Vozes múltiplas e incongruentes nas veredas do band ido: uma análise discursiva à luz das noções de Ducrot sobre os conceitos de poli fonia, enunciador e locutor na profusão de vozes em O Bandido da Luz Vermelha

  • Odair José Moreira da Silva (USP)

Resumo

Inglês:  In the context of linguistic and discursive theories, Oswald Ducrot is a important author for the AD French. From the perspective of the French author's theories about speaker, enunciator and polyphony, we intend to make an analytic review of the film The Red Light Bandit, by Rogerio Sganzerla, promoting a meeting between the AD and the cinema - little used like object in the field of analytic theoryof discourse. Our proposed work will focus on the diversity of voices that aims to build the theme of the quest for identity, which in turn, is marked by the large dispersion verbal, oral and written, in the film, resulting in a multitude of ironic voices that dominate the diegesis completely.
Keywords: Polyphony; Speaker; Enunciator; Ironic; Film analyses.

Tradução:
No âmbito das teorias linguísticas e discursivas, Oswald Ducrot é um autor importante para abAD francesa. Sob a perspectiva das teorias do autor francês acerca de locutor, enunciador e polifonia, o quese pretende aqui é empreender uma análise ao filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, promovendo um encontro entre a AD e o cinema – objeto pouco utilizado no campo dessa teoria analítica do discurso. Nossa proposta de trabalho versará sobre a heterogeneidade de vozes que visa a construir o tema da busca da identidade que, por sua vez, é marcada pela grande dispersão verbal, oral e escrita, presente no filme, resultando em uma profusão de vozes irônicas que dominam a diegese por completo.
Palavras-chave: Polifonia; Locutor; Enunciador; Ironia; Análise de filme.
Publicado
2016-07-06
Edição
Seção
Artigos