24) O ensino de produção textual escrita na revista Nov a Escola – uma análise de discurso crítica

Autores

  • Francieli Matzenbacher Pinton (UFFS)

Resumo

Inglês: The objective of this article is to critically analyze the discourse regarding the teaching of writing from the perspective of genre in the texts of the Nova Escola magazine. This work is theoretically supported by Critical discourse analysis, based on the three-dimensional model proposed by Fairclough (2008).The methodology used is qualitative and interpretative, based on the framework proposed by Ivanic (2004), reorganized by Rodrigues (2008). The preliminary analysis of the texts suggests the existence of three discourses that could be named: pedagogical discourse of rule, pedagogical discourse of text and pedagogical discourse of genre.
Keywords: discourse; genre; teaching; Nova Escola magazine.


Tradução:
Este artigo tem como objetivo analisar criticamente o discurso em relação ao ensino de produção textual sob a perspectiva dos gêneros discursivos nos textos da revista Nova Escola. O trabalho tem como fundamentação teórica a análise de discurso crítica, com base no modelo tridimensional proposto por Fairclough (2008). A metodologia utilizada é qualitativo-interpretativa, partindo do enquadre analítico proposto por Ivanic (2004) e da reorganização proposta por Rodrigues (2008). A análise preliminar dos textos aponta para a existência de três discursos que podem ser assim no meados: discurso pedagógico da norma, discurso pedagógico do texto e discurso pedagógico do gênero.
Palavras-chave:
discurso; gêneros discursivos; ensino; revista Nova Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos