22) A produção textual no ensino superior: Análise de processos argumentativos em justificativas de monografias de graduação

Autores

  • Gilton Sampaio de Souza (UERN)
  • José Cezinaldo Rocha Bessa (UERN)

Resumo

Inglês: This study aims at analyzing argumentative processes in monographic works in different knowledge areas in a public Brazilian university. The work has a theoretical background in New Rhetoric or Argumentative Discourse Theory, and it adopts a descriptive-interpretative methodology analysis from a corpus formed by justifying parts of 15 monographic works. In short, the results show that the authors of those works use arguments based on real, and it also reveal that argumentative processes dialog with auditorium from different areas.
Keywords: argumentative processes; academic discourse, writing processes, monographic works writing, education at College.



Tradução:
O objetivo do estudo é analisar os processos argumentativos em justificativas de monografias de diferentes áreas do conhecimento de uma universidade brasileira. O trabalho apresenta aporte teórico advindo da Nova Retórica ou teoria da argumentação no discurso e adota metodologia descritivo-interpretativa na análise de um corpus constituído de justificativas de 15 monografias. Em síntese, os resultados indicam que os autores das monografias se utilizam, sobretudo, de argumentos baseados no real, e revelam processos argumentativos que dialogam com as especificidades dos auditórios das diferentes áreas.
Palavras-chave: processos argumentativos; discurso acadêmico; produção textual; justificativas de monografias; ensino superior.

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Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos