3) O trabalho com a oralidade/variedades linguísticas no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Lucia Furtado de Mendonça Cyranka (UFJF)
  • Tânia Guedes Magalhães (UFJF)

Resumo

Inglês: The work with orality/linguistics variaties in the Portuguese language teaching
This paper is aimed at presenting some reflections on the process of mother tongue teaching in the school context, by especially focusing on two key aspects: the oral variety (MARCUSCHI, 2001; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004) and the language variation (BORTONI-RICARDO, 2004). First, the theoretical questions regarding these topics are presented and then the results of the research carried out within the group entitled “GRUPO FALE/UFJF” are shown, with a focus on the action research approach. The results show that implementing a set of competences in using the Portuguese Language is possible. The importance of integrating research, continued teacher formation and thorough interventions within an interactional framework is also pointed out.
Keywords: portuguese language teaching; oral skills; language variation.


Tradução:
O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre o trabalho escolar com a língua materna, mais especificamente sobre dois tópicos centrais: a modalidade oral (MARCUSCHI, 2001; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004), e a variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2004). Primeiramente, apresentamos as questões teóricas referentes aos temas, para, em seguida, apresentar resultados de pesquisa desenvolvidas no âmbito do GRUPO FALE/UFJF, que tem priorizado a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados mostram que é possível realizar um trabalho de desenvolvimento de competências para o uso da língua portuguesa. Verificou- se também a importância de se integrar, na pesquisa, a formação continuada dos professores com intervenções numa perspectiva interacionista de linguagem.
Palavras-chave:
ensino de língua portuguesa; oralidade;variação linguística.

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Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos