12) “Letra bonita é coisa de menina”: a construção de gênero social em um evento de letramento escolar
Resumo
Inglês: “A neat handwriting is a girl ́s job”: social genre construction in a literacy eventThis paper investigates the construction of a social identity of gender in a literacy event. Within thiscontext, genre is conceived as a situated social practice (ECKERT; MCCONNEL-GINET, [1992] 2010; STOKOE, 2012; ALMEIDA, 2009). Concepts derived from Conversation Analysis and from Membership Categorization Devices were used as theoretical references. The results indicate that a male participant in an interactional situation must engage in an activity of accountability, because of hisneat writing, associated with a category of female gender.
Keywords: Social gender, literacy; talk-in-interaction; categories
Tradução: Este artigo analisa a construção de uma identidade de gênero social em um evento de letramento escolar. Para isso, concebe -se gênero como prática social local e situada (ECKERT; MCCONNEL -GINET, [1992] 2010; STOKOE, 2012; ALMEIDA, 2009), utilizando-se os pressupostos teórico- metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica e dos Dispositivos de Pertencimento a grupos sociais. Em termos de resultados, dados de fala- em-interação evidenciam que um participante do gênero masculino precisa engajar-se em um trabalho de prestar contas, em uma conjuntura interacional e intersubjetiva de dúvida sobre a autoria de seu trabalho escrito, de sua “letra bonita”, uma prática relacionada à escrita, local e contingentemente associada a uma categoria de gênero feminina.
Palavras-chave: gênero social; letramento; fala-em-interação; categorias.
Downloads
Não há dados estatísticos.