6) Análise da Conversa Aplicada em interações entre médicos e pacientes ¹

  • Ana Cristin a Ostermann (UNISINOS)
  • Daniela Negraes Pinheiro Andrade (UNISINOS)
  • Juliana Silva (UNISINOS)

Resumo

Inglês: The applied dimension of Conversation Analysis in doctor-patient interactions
This article discusses the applied dimension of Conversation Analysis, its potential and viability, by focusing on studies undertaken with naturalistic data, consisting of audio and/or video recordings in the healthcare context. The studies highlighted in this discussion are (a) those whose analytical results can be applied to interactions between health professionals and patients, (b) those inaugurated the "recognition of the possibilities inherent in exploring the applied dimension of Conversation Analysis" (RICHARDS, 2005, p. 1).
Keywords: talk at work; applied conversation analysis (ACA); applied linguistics of professions; doctor-patient communication; language at work.

Tradução:
Este artigo discute a dimensão aplicada da Análise da Conversa, seu potencial e sua viabilidade, focando em estudos realizados com dados naturalísticos, gerados a partir de interações gravadas em áudio e/ou vídeo no contexto institucional de prestação de serviços de atendimento em saúde. Privilegiam-se nessa discussão estudos que: (a) exibem resultados analíticos passíveis de aplicação no que se referem a interações entre profissionais da saúde e pacientes; (b) inauguraram o “reconhecimento das possibilidades inerentes em explorar a dimensão aplicada da Análise da Conversa” (RICHARDS,2005, p.1).
Palavras-chave: fala-em-interação em contextos institucionais; análise da conversa aplicada (ACA); linguística aplicada das profissões; comunicação médico-paciente; linguagem e trabalho.
Publicado
2016-06-21
Seção
Artigos