1) Interface gramática - pragmática e problemas de aprendizagem: definitude e relevância no processamento da referência

  • Jacqueline Rodrigues Longchamps (PUC - Rio /LAPAL )
  • Letícia Maria Sicuro Corrêa (PUC - Rio /LAPAL )

Resumo

Inglês: Grammar-pragmatics interface and learning disability: definiteness and relevance in reference processing
This study aims to verify the extent to which learning disabled (LD) children have difficulties pertaining to the grammar-pragmatics interface (GPI) in the production and comprehension of (in) definite reference. The hypotheses were based on a model of on-line language computation, grounded on minimalist assumptions, which incorporates a Relevance Theory component. According to this model, formal features of functional categories are the locus of language specific pragmatic problems. Two experiments are reported focusing on the production and comprehension of intentional information encoded in the definiteness feature of D or inferred from it. The results support the view that difficulties pertaining to GPI can be associated with LD.
Key-words: grammar-pragmatics interface; pragmatic language impairment; minimalism; functional categories; relevance.


Tradução: Esse estudo visa a verificar em que medida dificuldades de aprendizagem (DAp) podem ser atribuídas a um comprometimento na Interface Gramática-Pragmática (IGP) na produção e na compreensão da referência (in)definida. Parte-se de um modelo integrado de computação linguística on-line, de base minimalista,ao qual se articula a Teoria da Relevância. Segundo esse modelo, os traços formais de categorias funcionais seriam o locus de problemas de ordem pragmática  específicos da linguagem. Dois experimentos com foco na produção e na compreensão de informação intencional codificada no traço definitude em D, ou inferida a partir deste,são reportados. Os resultados indicam que dificuldades pertinentes à IGP podem ser associadas às DAp.
Palavras-chave:
interface gramática-pragmática; déficit pragmático da linguagem; minimalismo; categorias funcionais; relevância.
Publicado
2016-06-14
Edição
Seção
Artigos