10) Performatividade e representações em contato: a construção discursiva dos direitos humanos nas práticas jurídico-normativa e de educação popular

  • Ruberval Ferreira (UECE)
  • Maria Clara Gomes Mathias (UECE/ PPG Linguística Aplicada)

Resumo

Inglês: Performativity and contact representation: discursive construction of human rights in the legal- normative and popular educacional practices
In this paper,we analyze the construction of human rights as an object of discourse,from the international legal-normative and discursive fields of popular education. This problemis treated according to two basic theoretical supporta: the Theory of discourse,Enerso Laclau, and the Theory of Speech Acts, John L. Austin, especially with regard to a link between design laclauniana representation with the question of perfomativity. We assumed that these rights, in the mentioned discursive domains, are represented as totality that derives from a particularity (LACLAU,2011).
Key-words: Human rights; representation; perfomativity; popular education.

Tradução:
Neste trabalho, analisamos a construção dos direitos humanos enquanto objeto de discurso, a partir dos campos discursivos jurídico-normativo internacional e de educação popular. Esta problemática é tratada segundo dois suportes teóricos básicos: a Teoria do discurso, de Ernesto Laclau, e a Teoria dos Atos de Fala, de John L. Austin, notadamente no que toca a uma articulação entre a concepção laclauniana de representação com a questão da performatividade. Partimos do pressuposto de que esses direitos, nos domínios discursivos apontados, são representados como uma universalidade que deriva de uma particularidade (LACLAU, 2011).
Palavras-chave: Direitos humanos; discurso; representação; performatividade; educação popular.

Publicado
2016-06-14
Edição
Seção
Artigo: Repercussões contemporâneas