13) As metáforas e a persuasão em editorial de jornal : um enfoque da Linguística Sistêmico - Funcional

  • Sumiko Nishitani Ikeda (PUC - SP)
  • Liliana B. G. de C. e Silva (PUC - SP)
  • Marcelo Saparas ( UFGD)

Resumo

Inglês: Metaphors and persuasion in newspaper editorials: a perspective of the Systemic Functional GrammarThis research examines thepersuasivefunction of twotypes ofmetaphorinnewspaper editorials.The implicitpersuasionpreventsattitudinallanguageusuallyassociated withinterpersonalmeaning. In thissense,it can count onthe contributionofgrammaticalmetaphor,as well asconceptualmetaphor,in the contextoftextural modes.The researchis supported by theSystemic FunctionalGrammar,which comprises CriticalLinguistics,ModalityandAppraisal.The resultsshow thatnominalization-due to itsfunctions-hasspecificstagesin the editorial,aimed attheeffectingpersuasion,while conceptualmetaphorensures theunderstanding ofthe textwithin a certainideological perspective.
Keywords: persuasion; editorial; gramaticalandconceptual metaphor;textural modes;Systemic-FunctionalGrammar.


Tradução: Este artigo examina a função persuasiva de dois tipos de metáfora em editorial de jornal. A persuasão implícita evita a linguagem atitudinal normalmente associada ao significado interpessoal e,nesse processo,pode contar com a contribuição da metáfora gramatical (a nominalização de verbos e adjetivos),bem comoda metáfora conceitual, no contexto dos modos textuais. A pesquisa baseia-se na Linguística Sistêmico-Funcional,que abrange a Linguística Crítica, a Modalidadee a Avaliatividade.Os resultados mostram que a nominalização–por suas funções-atua em estágios específicos do editorial,enquanto que a metáfora conceitual assegura a compreensão do texto dentro de certa perspectiva ideológica.
Palavras-chave:
persuasão;editorial;metáforas conceitual e gramatical;modos textuais;Linguística Sistêmico-Funcional.
Publicado
2016-06-08
Edição
Seção
Artigos