Nova chamada 2026.1: Linguística Funcional: perspectivas teóricas e aplicações ao ensino

2025-10-21

Convidamos pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para o número temático intitulado Linguística Funcional: perspectivas teóricas e aplicações ao ensino, que tem como objetivo reunir trabalhos que discutam a língua sob diferentes enfoques da Linguística Funcional, contemplando suas interfaces com outras perspectivas teóricas, com a abordagem construcional da gramática e do léxico e com o ensino de línguas.

Serão valorizadas contribuições que:

  • desenvolvam análises de fenômenos linguísticos a partir da Linguística Funcional;
  • estabeleçam diálogos entre a Linguística Funcional e outros campos de investigação, como a abordagem construcional da gramática e do léxico, Linguística Textual, Análise do Discurso, Sociolinguística, Linguística Cognitiva, entre outros;
  • articulem reflexões teóricas com aplicações didáticas, contribuindo para práticas de ensino de leitura, produção textual, oralidade e análise linguística;
  • proponham metodologias inovadoras de análise de dados, considerando a língua em seu uso efetivo, em contextos orais, escritos e multimodais.

O dossiê busca, portanto, consolidar a compreensão da língua como prática social, cognitiva e interacional, promovendo um espaço de convergência entre diferentes vertentes teóricas e entre teoria e prática pedagógica.

 

Recebimento de artigos: até 27/02/2026

Lançamento previsto: agosto/2026