Discurso, polêmica e persuasão
uma análise da produção verbo-visual da extrema-direita brasileira sobre temas sociais sensíveis no X (Twitter)
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44927Palavras-chave:
Discurso digital, Polêmica, Análise do Discurso, Semiótica, Extrema direitaResumo
O estudo concentra-se na análise das estratégias retóricas, valores e imaginários políticos mobilizados pela extrema-direita brasileira no ambiente on-line, levando-se em consideração o uso da polêmica como dimensão argumentativa do tecnodiscurso de caráter verbo-visual. Para tal, foi realizada uma análise qualitativa de quatro publicações coletadas no perfil do ex-presidente Jair Bolsonaro no X (Twitter), observando-se os signos-sintomas mobilizadores de sistemas de valores em polêmicas públicas sobre temas sociais sensíveis. O embasamento teórico-metodológico se funda na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial, na Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Foram utilizados, especialmente, estudos de Amossy (2017, 2020) e Charaudeau (2015, 2020) sobre a polêmica e a argumentação, a noção de tecnodiscurso proposta por Paveau (2013, 2017) e as contribuições de Barthes (1990) sobre as mensagens conotadas em um discurso verbo-visual. Por meio das análises, observamos a polêmica como estratégia argumentativa do tecnodiscurso produzido pela extrema-direita brasileira nas redes sociais.
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