Aspectos individuais na escolha de placas cerâmicas

percepções sobre consumo e uso de artefatos

Autores

  • Izabel Cristina M. O. Nascimento
  • Raquel Noronha
  • Cláudia Mont'alvão

Palavras-chave:

Placas cerâmicas, Produto de consumo, Processo de escolha

Resumo

O conhecimento sobre os objetos de consumo e sua relação com o contexto cultural, identificação pessoal e ressignificação de coisas evidencia a importância dos produtos para seus usuários. Entretanto, os estudos carecem de informações sobre o comportamento dos consumidores durante uma compra e sobre os requisitos utilizados por eles para a escolha. Entendendo que esses dados são importantes também para o aprendizado sobre a escolha de placas cerâmicas, este estudo propõe a investigação dos aspectos particulares que influenciam esse processo. Para isso, foi feita uma investigação de natureza qualitativa, usando a técnica de observação simples assistemática, com consumidores desacompanhados de profissionais, em uma loja de materiais de revestimento. A atenção das pessoas observadas em relação aos aspectos individuais relacionados à textura, cor e proporção imagética da superfície da placa se destacou em relação às informações técnicas normativas presentes nas etiquetas dos produtos. A compreensão desses aspectos orienta o desenvolvimento de placas cerâmicas com características aplicáveis às necessidades e expectativas dos usuários. Do mesmo modo, demonstra a importância do desenvolvimento de ferramentas inteligíveis de comunicação das normas técnicas, dados que deveriam ser considerados no momento da compra.

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Publicado

2020-07-14

Como Citar

Nascimento, I. C. M. O. ., Noronha, R. ., & Mont’alvão, C. . (2020). Aspectos individuais na escolha de placas cerâmicas: percepções sobre consumo e uso de artefatos. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 9(1), 87–100. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42872

Edição

Seção

Artigos