Design para experiência do usuário
uma perspectiva para o segmento de eventos turísticos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.44566Palabras clave:
Design para experiência, Experiência do usuário, Turismo de eventoResumen
Diversas áreas do conhecimento buscam compreender como a experiência se insere no contexto sócio cultural atual, representando mudanças nos modos do ser humano consumir, perceber e interagir em sociedade. Através da compreensão desse relacionamento, o Design para experiência do usuário busca explorar maneiras de criar e moldar experiências através de produtos, serviços e espaços – independente da área em que estão sendo empregados. Nesta direção, o objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de premissas relacionadas ao design para experiência do usuário para apoiar o processo de organização de eventos turísticos. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de literatura a respeito de instrumentos conceituais e aplicados direcionados ao processo de Design para a experiência do usuário juntamente com uma revisão de literatura na área do turismo de experiência. Com isso, foi possível relacionar as duas áreas do conhecimento e verificar as principais premissas presentes no processo de design para experiência do usuário que possam ser aplicados no segmento de eventos. Contribuindo assim, para alicerçar ações futuras a respeito dos aspectos do Design para experiência do usuário no segmento de eventos turísticos.