Panorama da presença do Design de Serviço no ensino superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.43920Palabras clave:
Design de Serviço, Ensino superior, Ensino-aprendizagem, InterdisciplinaridadeResumen
Ao longo dos últimos 27 anos, o Design de Serviço se consolidou como disciplina e pode oferecer uma nova abordagem ao ambiente construído, incluindo-se aí a Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Entretanto, esta disciplina e suas possíveis contribuições ainda são pouco conhecidas no Brasil. Dessa forma, este artigo pretende traçar um panorama da presença do Design de Serviço no país no âmbito de cursos de ensino superior. Pretendeu-se identificar em quais instituições e/ou cursos a disciplina tem sido discutida e investigada, e a quais áreas temáticas ela tem sido relacionada. Metodologicamente, iniciou-se com a identificação das instituições brasileiras através do site Service Design Map e da Plataforma Lattes e, posteriormente, foram coletados dados das instituições identificadas. Incluíram-se na busca disciplinas ofertadas, trabalhos de conclusão de curso, linhas de pesquisa e a definição da área de interesse dos docentes. Pode-se verificar que, embora já exista um relativo número de trabalhos sobre Design de Serviço, este ainda é um campo pouco explorado em sua interdisciplinaridade com outras disciplinas. Trata-se, portanto, de um campo aberto para investigações inter e transdisciplinares que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas relacionadas ao ambiente construído e seus serviços.