O desenho técnico do vestuário
a importância da sua padronização
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.43913Palabras clave:
Desenho Técnico de Moda, Padronização, Educação, Inovação SocialResumen
O presente artigo objetiva discutir a relevância e as representações de desenho técnico de moda no contexto da profissionalização voltada para o mercado e a indústria da moda e a sua importância no contexto de educação assim como a relevância e as representações de desenho técnico de moda. Desse modo, buscou-se analisar de maneira mais detalhada diferentes normas, representações gráficas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem em desenho técnico de moda e a necessidade de sua padronização. Ao longo do texto, buscou-se levantar algumas considerações sobre a necessária padronização do desenho técnico de moda durante a prática na formação de profissionais designers de moda. Com o intuito de discutir a importância do desenho técnico de moda tanto no âmbito acadêmico quanto industrial, situando-o no contexto dos cursos de graduação em design de moda. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma forma na reflexão sobre as práticas pedagógicas docentes, pois se trata de uma ação importante para elevar a qualidade do ensino e da prática daqueles que lecionam a disciplina de desenho técnico de moda, visando atender às demandas e amenizar obstáculos do processo ensino e aprendizagem, evitando-se erros e desperdícios, melhorando a qualidade do trabalho do profissional em design de moda, tendo em vista contribuições técnico-educacionais, com características de inovação social.