Critérios para a análise de interfaces de serious games em realidade virtual

Autores/as

  • André Salomão
  • Victor Nassar Nassar
  • Milton Vieira
  • Berenice Santos Gonçalves

Palabras clave:

Serious games, Interface, Realidade virtual

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar como ocorre o processo de interação em serious games em realidade virtual. Inicia-se um levantamento dos conceitos de interface no contexto da interação humano-computador e como eles são aplicados na área de jogos. Após, são considerados os critérios de análise de como as interfaces são aplicadas em serious games e em uma realidade virtual. A partir disso, foram estabelecidos critérios comuns para a análise de serious games, definidos como: Mundo Virtual, Interatividade, Interface gráfica, Metáforas e Feedback. A fim de aplicar os critérios, realizou-se um estudo analítico em interfaces de serious games em realidade virtual Bus Simulator Drive e EarthQuake Simulator VR. Ao final, conclui-se que a adoção dos critérios possibilitou estabelecer uma decomposição sistematizada dos serious games, discutindo os elementos que compõem as interfaces, o modo como são aplicados nos jogos, como estão integrados ao contexto e quais são os aspectos relevantes para a realidade virtual.

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Publicado

2021-06-15

Cómo citar

Salomão, A. ., Nassar, V. N. ., Vieira, M. ., & Gonçalves, B. S. . (2021). Critérios para a análise de interfaces de serious games em realidade virtual. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 10(1), 60–74. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42900

Número

Sección

Artigos