Avaliação de acessibilidade para surdos em ambientes virtuais de consumo

Autores/as

  • Juliana dos Santos Krüger
  • Daniela Satomi Saito

Palabras clave:

Consumo online, Acessibilidade web, Surdo, Pistas proximais, WCAG

Resumen

Este trabalho se propõe a analisar três sites brasileiros de compras através da internet e apresentar alternativas para acesso às informações, nestes meios, de forma acessível para o público surdo. As análises foram baseadas nas diretrizes e recomendações da World Wide Web Consortium (W3C) atendidas através das diretrizes Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) versão 2.1, diretrizes para a criação de pistas proximais e testes automáticos baseados na WCAG 2.0. Os resultados obtidos apresentam-se como argumento sobre a importância do investimento em ferramentas que tornem ambientes de consumo online mais acessíveis. A identificação de potenciais públicos de compra e o desenvolvimento de estratégias de acessibilidade são, além de uma questão de pleno atendimento às leis brasileiras, uma forma de inclusão.

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Publicado

2021-06-15

Cómo citar

Krüger J. dos S. ., & Saito, D. S. . (2021). Avaliação de acessibilidade para surdos em ambientes virtuais de consumo. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 10(1), 19–32. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42897

Número

Sección

Artigos