O tom de Zé à luz de uma semiótica aplicada à cor

Autores/as

  • Cláudio De Sousa Teixeira
  • Maycon Gustavo Costa dos Anjos

Palabras clave:

Semiótica, Cores, Tropicália, Capas de disco

Resumen

No presente artigo, objetivou-se em analisar o simbolismo cromático do design da capa de disco (LP – Long Play) do músico Tom Zé, produzida no ano de 1968, durante o movimento Tropicália no Brasil. Para tanto, foi utilizada uma abordagem semiótica como metodologia de análise de conteúdo, onde se constatou o uso da cor como instrumento propagador de mensagem perante as mudanças sócio-político-culturais dessa época, veiculando em sua retórica uma mensagem crítica perante a sociedade. A pesquisa chegou à conclusão de que o simbolismo cromático aplicado nessa capa pode expressar uma mensagem que está relacionada a alguns aspectos presentes na sociedade de consumo e na vivência cotidiana do indivíduo: o conceito que se convencionou no imaginário popular de que as cores saturadas e contrastantes são aspectos simbólicos de bem-estar e felicidade, os quais contribuem com as vendas e com a feição de que está tudo bem; de tal modo, por um lado, a “ironia” presente no plano de conteúdo se configura no plano de expressão de forma persuasiva; por outro, a essência e aparência representadas pela “antítese” simbólica das cores desenvolvem um embate antagônico neste mesmo plano de conteúdo, causando reflexão.

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Publicado

2019-12-20

Cómo citar

Teixeira, C. D. S. ., & Anjos, M. G. C. dos . (2019). O tom de Zé à luz de uma semiótica aplicada à cor. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 8(2), 4–20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42847

Número

Sección

Artigos