O tom de Zé à luz de uma semiótica aplicada à cor
Palabras clave:
Semiótica, Cores, Tropicália, Capas de discoResumen
No presente artigo, objetivou-se em analisar o simbolismo cromático do design da capa de disco (LP – Long Play) do músico Tom Zé, produzida no ano de 1968, durante o movimento Tropicália no Brasil. Para tanto, foi utilizada uma abordagem semiótica como metodologia de análise de conteúdo, onde se constatou o uso da cor como instrumento propagador de mensagem perante as mudanças sócio-político-culturais dessa época, veiculando em sua retórica uma mensagem crítica perante a sociedade. A pesquisa chegou à conclusão de que o simbolismo cromático aplicado nessa capa pode expressar uma mensagem que está relacionada a alguns aspectos presentes na sociedade de consumo e na vivência cotidiana do indivíduo: o conceito que se convencionou no imaginário popular de que as cores saturadas e contrastantes são aspectos simbólicos de bem-estar e felicidade, os quais contribuem com as vendas e com a feição de que está tudo bem; de tal modo, por um lado, a “ironia” presente no plano de conteúdo se configura no plano de expressão de forma persuasiva; por outro, a essência e aparência representadas pela “antítese” simbólica das cores desenvolvem um embate antagônico neste mesmo plano de conteúdo, causando reflexão.