Porto Maravilha-RJ
comércio, espetáculo e cidade
Palabras clave:
Comércio, Turismo, Design, Espaço público, Porto maravilhaResumen
O porto do Rio de Janeiro foi palco de diversos acontecimentos que marcaram um período da história da cidade. Além de ter sido a porta principal na época de sua fundação, a zona portuária apresentou um processo de ocupação que sofreu modificações ao longo do tempo. A mais recente transformação espacial que se deu na área ocorreu em virtude do projeto de requalificação denominado Porto Maravilha, responsável por obras de grande porte e repercussão. O objetivo deste artigo é discutir como o turismo e o comércio agem nesse tipo de intervenção urbana, assumindo papel de reguladores do espaço urbano uma vez que, juntas, essas atividades podem desencadear uma série de vivências e trazer a desejada vitalidade a um espaço requalificado. A pesquisa contou com revisão de literatura e com a análise de reportagens onde foi possível perceber a forte presença dessas atividades no local, inclusive após o término dos Jogos Olímpicos de 2016. As atividades de comércio e turismo são de grande importância no âmbito da criação de novas dinâmicas para o espaço urbano e para animação do espaço público, pela oferta de oportunidades. Na região portuária requalificada é possível perceber os efeitos desse planejamento e o suporte do mobiliário urbano para a fixação de determinados usos. A Praça Mauá e o chamado Boulevard Olímpico são exemplos de locais que recebem feiras, foodtrucks e eventos nos armazéns preexistentes, reforçando a relevância dessas atividades em cidades que recebem megaeventos mundiais.