“Ame seu vizinho”

uma análise semiótica do curta-metragem Neighbours

Autores/as

  • Rafael Martins Alves
  • Gustavo Cossio

Palabras clave:

Semiótica da imagem, Categorias fenomenológicas, Cultura audiovisual

Resumen

Este artigo apresenta uma análise semiótica do curta-metragem Neighbours, de Norman McLaren, de 1952. A obra, desenvolvida com a técnica de stop-motion pela National Film Board, do Canadá, apresenta um discurso marcadamente antiguerra e antimilitarização. Com base no estudo sobre as categorias fenomenológicas de Charles Sanders Peirce, se reflete sobre os fatores envolvidos no filme. Compreende-se que a semiótica oportuniza um balizamento teórico-metodológico para a leitura de imagens. Assim, o texto discorre sobre as tríades Peirceanas, com o objetivo de iluminar o processo de construção de sentido na narrativa visual em análise.

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Publicado

2018-10-11

Cómo citar

Alves, R. M. ., & Cossio, G. . (2018). “Ame seu vizinho”: uma análise semiótica do curta-metragem Neighbours. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 7(2), 5–14. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42778

Número

Sección

Artigos