Estética do estranhamento

explorações epistemológicas no design

Autores/as

  • Eduardo Antonio Souza
  • Gentil Porto Filho

Palabras clave:

Estética, Modernismo, Estranhamento, Design, Epistemologia

Resumen

A cultura moderna formulou teorias estéticas que deixaram de se apoiar no conceito de belo para valorizar processos artísticos. São apresentadas aqui três conceitos das principais matrizes estéticas que se desenvolveram ao longo do século XX de maneira difusa: a alienação marxista, o inquietante freudiano e o estranhamento de Shklovsky. Para além de suas afiliações estéticas, resgatamos os três conceitos a fim de compreendê-los conforme suas possíveis relações teóricas. Paralelamente, buscamos esses conceitos como meios para explorar o design. A partir da perspectiva de Bruno Latour do design pós-prometeico, concluímos que o estranhamento é um conceito que pode se constituir em uma alternativa epistemológica para o design sobretudo devido à ênfase no “fazer de algo”.

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Publicado

2017-10-10

Cómo citar

Souza, E. A. ., & Porto Filho, G. . (2017). Estética do estranhamento: explorações epistemológicas no design. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 6(2), 1–18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42765

Número

Sección

Artigos