Infância e cultura visual

os referentes culturais da revista Billiken

Autores/as

  • Gustavo Saucedo
  • Solange Coutinho
  • Virginia Cavalcanti
  • Virginia Kummer

Palabras clave:

Cultura, Design, Revista infantil, Cultura visual, Billiken

Resumen

A produção de artefatos da cultura, e da cultura impressa em particular, ao logo da história proporcionou e ainda proporciona às crianças uma serie de referentes que conformam a cultura visual das mesmas. Partindo da pesquisa bibliográfica, este artigo pretende mapear e relacionar conceitos do campo da cultura (Gomes de Carvalho, Santaella), do design (Cardoso) e das ciências sociais (Carli, Fallabella) que podem auxiliar o estudo de artefatos impressos. Posteriormente, por meio da observação pretendeu-se identificar e descrever os distintos referentes culturais contidos nas capas da revista infantil argentina Billiken. Analisaram-se dez capas da revista entendo-a como artefato cultural que veicula informações sobre o contexto de produção (Argentina, décadas dos anos de 1970 e 2000), circulação e consumo (casa e escola) e o público alvo (crianças escolarizadas). A partir desse estudo, constatou-se que os referentes culturais criados desde as mídias, a escola ou o mercado conformam o conjunto de símbolos da cultura visual infantil de cada época; e que Billiken, além de ter propósitos educativos, publicitários ou ideológicos, se ocupou da construção da identidade do leitor e a cultura visual dele.

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Publicado

2017-10-10

Cómo citar

Saucedo, G. ., Coutinho, S. ., Cavalcanti, V. ., & Kummer, V. . (2017). Infância e cultura visual: os referentes culturais da revista Billiken. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 6(2), 1–17. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42762

Número

Sección

Artigos