A cena do risco

Autores/as

  • Denise Portinari
  • Simone Wolfgang

Palabras clave:

Design gráfico, Prevenção a AIDS, HIV

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal questionar os rumos que a prevenção a Aids no Brasil tomou nos ultimos anos. A argumentação será feita através da exposição de seis comerciais de prevenção veiculados pelo programa oficial de HIV/Aids e Hepatites virais do governo brasileiro nas últimas três décadas. Os comerciais aqui apresentados mostram como as mudanças nos discursos, as opções temáticas e as descobertas médicas relacionadas ao tratamento da doença foram determinantes para a manutenção de uma prevenção exclusivamente calcada no discurso imperativo do sexo seguro do tipo chamado aqui de “discurso do risco”, em detrimento da informação e da interação com o público visado. Esse questionamento conduz a uma reflexão sobre o papel desempenhado pelo designer na elaboração e na divulgação de campanhas de prevenção ligadas à saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-26

Cómo citar

Portinari, D. ., & Wolfgang, S. . (2024). A cena do risco. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 2, 1–20. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42696

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a