Echoes of signs

reverberations of the semiotics of Eco and Peirce in comics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44787

Keywords:

Semiotics, Interpretation, Model reader, Abduction, Comics

Abstract

There is a co-creative bias in interpretation: the sign grows in interaction with whoever interprets it. In Umberto Eco's studies, the interpretative freedom of the reader feeds the definition of a model reader, a fruitful agent who actively cooperates to complete the ellipses of the aesthetic message. In addition to creatively filling in the gaps in the text, the model reader analyzes the work in current social, cultural and historical conditions. Given the dialogues that Eco establishes with Peirce, the article proposes to highlight this relationship within the context of comics. Eco recognizes the importance of semiotic studies of works of art and presents a triadic analysis based on code, text and reader. We aim to list similarities between the authors and apply this knowledge to the production of a comics page, focusing on the Peircean concept of abduction. The structure of the resulting comics will guide the construction of multiple imaginative hypotheses.

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Author Biographies

Lya Brasil Calvet, Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na interseção entre quadrinhos, semiótica e obras abertas (2024). Especialista em Arte-Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, 2023). Possui graduação em Design (UFC, 2019) e experiência como professora substituta no mesmo curso (2022-2023), na área de Projeto. Desde 2022, integra o grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e colabora com o planejamento, a comunicação e a execução de diversas atividades do grupo, como o curso extensionista Oficina de Quadrinhos, no qual também atua como professora no módulo de Desenho. Entre os anos de 2017 e 2019, fez parte da equipe de pesquisa Metadisciplina, que resultou na criação de uma abordagem didática com o mesmo nome e na produção do livro "Metadisciplina: design, didática e semiótica na educação"(2021). Atualmente, é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus e no Estúdio Daniel Brandão. Em paralelo às atividades de pesquisa e de ensino-aprendizagem, realiza trabalhos no campo do design, da ilustração e dos quadrinhos.

Thiago Henrique Gonçalves Alves, Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorando em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC). Mestre em Comunicação (2024) pela Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC) com a dissertação "O tempo, o espaço e o cotidiano: uma análise sobre Abbas Kiarostami e Jiro Taniguchi". Faz parte do grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e do Paralaxe: Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, possui interesse por pesquisa em cinema, histórias em quadrinhos, literatura e videogames

Published

2024-01-20

How to Cite

Brasil Calvet, L., & Gonçalves Alves, T. H. (2024). Echoes of signs: reverberations of the semiotics of Eco and Peirce in comics. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–15, e44787. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44787