Plano frontal

imagem e representação no campo do design de moda

Autores

  • João Dalla Rosa Júnior

Palavras-chave:

Design de moda, Imagem, Representação, Planificação, Frontalidade

Resumo

O artigo apresenta um debate sobre a planificação e a frontalidade como qualidades das imagens e das representações empregadas no campo da moda. O objetivo do artigo é analisar os desenhos realizados por alunos de um curso superior de design de moda e refletir sobre a relação estabelecida entre a planificação e a frontalidade dos desenhos e o modo de produção do design. A metodologia adotada no estudo se pauta pela análise visual acompanhada do trabalho de interpretação dos objetos de pesquisa. Por meio do cruzamento de referências bibliográficas e de materiais oriundos da prática do design de moda, como fichas-técnicas e procedimentos de modelagem, as características são compreendidas sob o aspecto do olhar dos alunos, como indícios que atestam limitações do modelo industrial na formação dos agentes e em sua atuação profissional.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Rosa Júnior, J. D. (2019). Plano frontal: imagem e representação no campo do design de moda. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 8(2), 21–38. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42848

Edição

Seção

Artigos