Culto à celebridade, estetização e dogmatismo em design

Authors

  • Richard Perassi Luiz de Sousa
  • Ivan Luiz de Medeiros
  • Sarah Schmithausen Schmiegelow

Keywords:

Filosofia, Design de produto, Tecnologia, Cultura de mercado

Abstract

Aplica-se a distinção entre “dogmatismo” e “ceticismo” na categorização de duas vertentes que influenciam o posicionamento e a comercialização de produtos de Design. Trata-se de um ensaio em que o dogmatismo é indicado como privilégio da arte e o ceticismo como característica da ciência. Arte e ciência estão integradas nas atividades de Design, compondo o campo de aplicação e desenvolvimento de Tecnologia. O “culto à celebridade” e o posicionamento dos produtos projetados pelo designer Philippe Starck são destacados para exemplificar a vertente dogmática no contexto da cultura de mercado e distingui-la da postura cética, que demarca a aplicação da ciência na área de Design.

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Published

2019-06-25

How to Cite

Sousa, R. P. L. de ., Medeiros, I. L. de ., & Schmiegelow, S. S. . (2019). Culto à celebridade, estetização e dogmatismo em design. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 8(1), 36–52. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42785

Issue

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