Discurso, polêmica e persuasão

uma análise da produção verbo-visual da extrema-direita brasileira sobre temas sociais sensíveis no X (Twitter)

Autores

  • Jéssica Gomes de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológico de Minas Gerais (CEFET-MG), Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POSLING), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0009-0006-0854-4151

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44927

Palavras-chave:

Discurso digital, Polêmica, Análise do Discurso, Semiótica, Extrema direita

Resumo

O estudo concentra-se na análise das estratégias retóricas, valores e imaginários políticos mobilizados pela extrema-direita brasileira no ambiente on-line, levando-se em consideração o uso da polêmica como dimensão argumentativa do tecnodiscurso de caráter verbo-visual. Para tal, foi realizada uma análise qualitativa de quatro publicações coletadas no perfil do ex-presidente Jair Bolsonaro no X (Twitter), observando-se os signos-sintomas mobilizadores de sistemas de valores em polêmicas públicas sobre temas sociais sensíveis. O embasamento teórico-metodológico se funda na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial, na Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Foram utilizados, especialmente, estudos de Amossy (2017, 2020) e Charaudeau (2015, 2020) sobre a polêmica e a argumentação, a noção de tecnodiscurso proposta por Paveau (2013, 2017) e as contribuições de Barthes (1990) sobre as mensagens conotadas em um discurso verbo-visual. Por meio das análises, observamos a polêmica como estratégia argumentativa do tecnodiscurso produzido pela extrema-direita brasileira nas redes sociais.

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Publicado

2024-10-05

Como Citar

Gomes de Oliveira, J. (2024). Discurso, polêmica e persuasão: uma análise da produção verbo-visual da extrema-direita brasileira sobre temas sociais sensíveis no X (Twitter). Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–15, e44927. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44927