Design e cinema

uma análise do design no imaginário do filme Coringa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44842

Palavras-chave:

Design, Cinema, Imaginário, Coringa

Resumo

As visualidades que o design cria possuem um papel importante na formação subjetiva dos indivíduos. Fato que pode estar sendo deixado de lado no posicionamento técnico-científico que o design vem ocupando no contexto da produção cinematográfica. O objetivo desse artigo é analisar como o design atua no imaginário do filme Coringa (Todd Phillips, 2019), a fim de evidenciar os aspectos ético-políticos da visualidade que o filme coloca no mundo. Para tanto, utilizou-se um instrumento de análise que observa o filme como produto de design-ficção, que o analisa sob a dimensão do seu discurso. Este artigo apresenta os resultados.

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Biografia do Autor

Estêvão Lucas Eler Chromiec, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Mestre em Design de Sistemas de Informação pela da Universidade Federal do Paraná (2020). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (2021). Interessa-se por desenho, pintura, ilustração, cinema e desenvolvimento visual para publicidade e entretenimento.

Luciane Maria Fadel, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1987) e Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduada em Licenciatura em 2º Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (2007) e Pós-Doutorado em Narrativas orientado pelo Prof. Jim Bizzocchi na Simon Fraser University, Canada. É professora adjunta do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente nos seguintes temas: design de interação, narrativas, user experience, novas mídias e digital storytelling.

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Publicado

2024-10-19

Como Citar

Chromiec, E. L. E., & Fadel, L. M. (2024). Design e cinema: uma análise do design no imaginário do filme Coringa. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–15, e44842. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44842