Ecos de signos

reverberações da semiótica de Eco e de Peirce em histórias em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44787

Palavras-chave:

Semiótica, Interpretação, Leitor-modelo, Abdução, Histórias em quadrinhos

Resumo

Há um viés cocriativo na interpretação: o signo cresce na interação com quem interpreta. Nos estudos de Umberto Eco, a liberdade interpretativa de quem lê alimenta a definição de leitor-modelo, um agente fruidor que coopera ativamente para completar as elipses da mensagem estética. Além de preencher criativamente as lacunas do texto, o leitor-modelo analisa a obra nas presentes condições sociais, culturais e históricas. Diante dos diálogos que Eco estabelece com Peirce, o artigo propõe evidenciar essa relação dentro do contexto das histórias em quadrinhos. Eco reconhece a importância dos estudos semióticos das obras de arte e apresenta uma análise triádica com base no código, texto e leitor. Objetivamos elencar aproximações entre os autores e aplicar esses conhecimentos à produção de uma história em quadrinhos, com enfoque no conceito peirceano de abdução. A estrutura dos quadrinhos resultantes guiará a construção de múltiplas hipóteses imaginativas.

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Biografia do Autor

Lya Brasil Calvet, Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa na interseção entre quadrinhos, semiótica e obras abertas (2024). Especialista em Arte-Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, 2023). Possui graduação em Design (UFC, 2019) e experiência como professora substituta no mesmo curso (2022-2023), na área de Projeto. Desde 2022, integra o grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e colabora com o planejamento, a comunicação e a execução de diversas atividades do grupo, como o curso extensionista Oficina de Quadrinhos, no qual também atua como professora no módulo de Desenho. Entre os anos de 2017 e 2019, fez parte da equipe de pesquisa Metadisciplina, que resultou na criação de uma abordagem didática com o mesmo nome e na produção do livro "Metadisciplina: design, didática e semiótica na educação"(2021). Atualmente, é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unichristus e no Estúdio Daniel Brandão. Em paralelo às atividades de pesquisa e de ensino-aprendizagem, realiza trabalhos no campo do design, da ilustração e dos quadrinhos.

Thiago Henrique Gonçalves Alves, Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorando em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC). Mestre em Comunicação (2024) pela Universidade Federal do Ceará (PPGCom/UFC) com a dissertação "O tempo, o espaço e o cotidiano: uma análise sobre Abbas Kiarostami e Jiro Taniguchi". Faz parte do grupo de pesquisa Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos (OIIQ) e do Paralaxe: Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, possui interesse por pesquisa em cinema, histórias em quadrinhos, literatura e videogames

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Publicado

2024-01-20

Como Citar

Brasil Calvet, L., & Gonçalves Alves, T. H. (2024). Ecos de signos: reverberações da semiótica de Eco e de Peirce em histórias em quadrinhos. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 13, 1–15, e44787. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2024.v13.44787