Etnobiografia e semiopedagogia das coisas

uma proposta de abordagem para a pesquisa em design

Autores

  • Marcely Soares Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Nilton Gonçalves Gamba Junior Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Fernanda de Morais Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.43802

Palavras-chave:

Etnografia das coisas, Bate-bolas, Purpurina

Resumo

Este artigo aborda a epistemologia do design, focando no impacto simbólico dos objetos, parte de um estudo mais amplo sobre a purpurina em uma manifestação do carnaval de rua carioca, os Bate-Bolas. Destacamos quatro métodos científicos, inicialmente explorando as relações entre etnografia e biografia das coisas, resultando na etnobiografia voltada ao estudo de objetos. Em seguida, as ideias de pedagogia das coisas e semiologia da realidade de Pier Paolo Pasolini ampliam a análise, incluindo aspectos simbólicos, estéticos, éticos e políticos no estudo da cultura material. Esta reflexão integra um projeto de pesquisa, destacando o referencial conceitual, a metodologia e o potencial de aplicação no campo.

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Publicado

2022-08-05

Como Citar

Rodrigues, M. S., Gamba Junior, N. G., & Machado, F. de M. (2022). Etnobiografia e semiopedagogia das coisas: uma proposta de abordagem para a pesquisa em design. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 11(2), 1–16. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.43802

Edição

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