Critérios para a análise de interfaces de serious games em realidade virtual
Palavras-chave:
Serious games, Interface, Realidade virtualResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar como ocorre o processo de interação em serious games em realidade virtual. Inicia-se um levantamento dos conceitos de interface no contexto da interação humano-computador e como eles são aplicados na área de jogos. Após, são considerados os critérios de análise de como as interfaces são aplicadas em serious games e em uma realidade virtual. A partir disso, foram estabelecidos critérios comuns para a análise de serious games, definidos como: Mundo Virtual, Interatividade, Interface gráfica, Metáforas e Feedback. A fim de aplicar os critérios, realizou-se um estudo analítico em interfaces de serious games em realidade virtual Bus Simulator Drive e EarthQuake Simulator VR. Ao final, conclui-se que a adoção dos critérios possibilitou estabelecer uma decomposição sistematizada dos serious games, discutindo os elementos que compõem as interfaces, o modo como são aplicados nos jogos, como estão integrados ao contexto e quais são os aspectos relevantes para a realidade virtual.