Colecionismo moderno

conhecimento, memória e indústria cultural

Autores

  • Fernanda Sabrina Finardi
  • Richard Perassi Luiz de Sousa

Palavras-chave:

Coleção de produtos, História, Subjetividade

Resumo

Este artigo é parte de uma discussão teórica feita a partir do levantamento de fontes sobre a temática em questão cujo objetivo geral é tratar de influências e motivações dos atos de colecionar, principalmente, as que resultam em coleções de produtos industriais produzidos em série e de baixo custo. No texto são descritos aspectos sócio-históricos, sendo também consideradas as motivações subjetivas do colecionismo na moderna cultura ocidental. Discutir a valorização dos produtos prosaicos (da indústria de consumo cotidiano), como peças selecionadas e preservadas em coleções, indica a problemática central do artigo, motivando as comparações e as considerações aqui propostas; pois a marca mental dos produtos expressa e representa fantasias que muitas vezes superam sua finalidade prática.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Finardi, F. S. ., & Sousa, R. P. L. de . (2020). Colecionismo moderno: conhecimento, memória e indústria cultural. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 9(2), 84–99. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42894

Edição

Seção

Artigos