Empreendedorismo e criatividade
um estudo de caso sobre a Iscool Educação Independente
Palavras-chave:
Criatividade, Economia criativa, Empreendedorismo, Cultura criativaResumo
O objetivo do presente artigo é identificar princípios que norteiam o processo criativo da empresa IsCool Educação Independente, uma empresa que busca contribuir para o desenvolvimento da economia criativa da região de Blumenau, em Santa Catarina. Para isso, a literatura destaca a relevância da criatividade, vista como uma estratégia para diferenciação no mercado e como propulsora da inovação, assim como aspectos inerentes da cultura organizacional dessas empresas, afim de enfatizar a importância de ambientes empresariais criativos que induzem a conexões de pessoas e ideias. Para a construção dos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, por meio de estudo de caso único com abordagem qualitativa. Conjuntamente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o gestor de uma empresa. Os resultados evidenciaram práticas que podem gerar valores tangíveis e intangíveis para o desenvolvimento da economia criativa, não somente no objeto de estudo em questão, mas também em outras empresas de cunho criativo da região.