Andre Charles e Rupaul

uma narrativa dragqueen no contexto pop contemporâneo

Autores

  • Felipe Petik Pasqualotto
  • Richard Luis de Sousa Perassi
  • Marília Matos Gonçalves

Palavras-chave:

Performance de gênero, Dragqueen, Cultura pop, Discursividade fotográfica, Semiótica

Resumo

Neste artigo, conceitos e arranjos da teoria Semiótica Discursiva, baseada no signo dual saussureano e no percurso gerativo de sentido greimasiano, são adotados na leitura de uma narrativa cultural contemporânea, expressa publicamente por imagens fotográficas registradas no ambiente artístico-social da cena Pop e no cenário televisivo do reality-show “RuPaul ́s DragRace”. Tal narrativa informa sobre duas personas: (1) Andre Charles (performer) e (2) RuPaul (dragqueen), que são suportadas por uma mesma estrutura biofísica, apesar de expressarem diferentes identidades psicossociais. No texto, são enfatizados os sentidos de “ambiguidade” e “transição”, como temas profundos do nível fundamental da narrativa. Também, são propostas as ideias de “hiperfeminino” e “hipomasculino”, como termos participantes do sentido de ambiguidade na performance dragqueen.

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

Pasqualotto, F. P. ., Perassi, R. L. de S. ., & Gonçalves, M. M. . (2018). Andre Charles e Rupaul: uma narrativa dragqueen no contexto pop contemporâneo. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 7(2), 19–37. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42779

Edição

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