Infância e cultura visual
os referentes culturais da revista Billiken
Palavras-chave:
Cultura, Design, Revista infantil, Cultura visual, BillikenResumo
A produção de artefatos da cultura, e da cultura impressa em particular, ao logo da história proporcionou e ainda proporciona às crianças uma serie de referentes que conformam a cultura visual das mesmas. Partindo da pesquisa bibliográfica, este artigo pretende mapear e relacionar conceitos do campo da cultura (Gomes de Carvalho, Santaella), do design (Cardoso) e das ciências sociais (Carli, Fallabella) que podem auxiliar o estudo de artefatos impressos. Posteriormente, por meio da observação pretendeu-se identificar e descrever os distintos referentes culturais contidos nas capas da revista infantil argentina Billiken. Analisaram-se dez capas da revista entendo-a como artefato cultural que veicula informações sobre o contexto de produção (Argentina, décadas dos anos de 1970 e 2000), circulação e consumo (casa e escola) e o público alvo (crianças escolarizadas). A partir desse estudo, constatou-se que os referentes culturais criados desde as mídias, a escola ou o mercado conformam o conjunto de símbolos da cultura visual infantil de cada época; e que Billiken, além de ter propósitos educativos, publicitários ou ideológicos, se ocupou da construção da identidade do leitor e a cultura visual dele.