Aspectos da filosofia de Immanuel Kant aplicados ao design

Autores

  • Josiane Campos
  • Marina Silva
  • Rosa Schuch
  • Richard Sousa
  • Milton Vieira

Palavras-chave:

Conhecimento, Experiência, Linguagem visual, Design emocional, Filosofia de Kant

Resumo

O estudo propõe-se a investigar as abordagens filosóficas de Immanuel Kant para entender como o ser humano transforma seus conceitos puros através da experiência sensível. É necessário distinguir o que nasce da essência humana e como essa essência pode ser modificada através da relação experiencial advinda de produtos e promovidas pelo design. O pensamento de Kant afirma que existem dois tipos de conhecimento: os conceitos preexistentes no ser humano, que é o conhecimento puro e independente dos sentidos e anterior ao contato com a experiência, denominado a priori; e o conhecimento caracterizado pelas percepções dos sentidos, a posteriori à experiência humana. Dessa forma, por meio de um apanhado bibliográfico, fez-se uma trajetória de tais conceitos e como eles estão embutidos no design emocional, observando como o design tem o poder de promover experiências e mudar conceitos da essência humana por meio das sensações.

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Publicado

2015-10-14

Como Citar

Campos, J. ., Silva, M. ., Schuch, R. ., Sousa, R. ., & Vieira, M. . (2015). Aspectos da filosofia de Immanuel Kant aplicados ao design. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 4, 1–12. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42725

Edição

Seção

Artigos