Tal como um mundo:

A dimensão sincrônica da “diferença” e da “não diferença” (bhedābheda) nos estudos sobre Vedānta de Hajime Nakamura

Autores/as

  • Daniel Faria Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.46423

Palabras clave:

Vedānta. Hajime Nakamura. Filosofia Indianas. Tradições Argumentativas

Resumen

Hajime Nakamura (1912-1999), acadêmico e filósofo nascido no Japão, tornou-se uma das principais referências contemporâneas no estudo sobre o Vedānta, uma das mais importantes correntes filosóficas do pensamento indiano. Através de sua obra A History of Early Vedanta Philosophy, Nakamura contribuiria para a defesa e divulgação de um dos traços mais significativos da racionalidade argumentativa dessa tradição: a sua dinamicidade produtiva através da estrutura circular de compreensão entre textos originários e suas comunidades interpretativas subsequentes. Além disso, teria um papel reconhecidamente fundamental em fomentar o estudo sobre a instigante categoria conceitual e escolástica denominada bhedābheda (“diferença e não diferença”), reconhecendo-a enquanto uma das mais antigas matrizes “hermenêuticas” do Vedānta. A proposta principal do artigo é analisar, tanto através da abordagem do estudioso japonês quanto por meio do acesso direto a importantes fontes de textualidade vedantina, a reflexão soteriológica sobre o Real e sua dinamização como “mundo”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGRAWAL, M.M.; POTTER, Karl H. Encyclopedia of Indian Philosophies. Bhedābheda and Dvaitādvaita Systems. Motilal Banarsidass: Delhi, 2013.

ANDRADE, Clodomir Barros de. A não dualidade do um (brahmādvaita) e a não dualidade do zero (śūnyatādvaya) na Índia antiga. 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

AUROBINDO, Sri. Isha Upanishad. Pondicherry: Sri Aurobindo Ashram, 2003.

AUROBINDO, Sri. The Life Divine. Pondicherry: Sri Aurobindo Ashram, 2005.

BETTY, L. Sttaford. Aurobindo’s Concept of Līlā and the Problem of Evil. In: International Philosophical Quarterly v. 16, n. 3, p. 315–329, 1976.

BRAHMASŪTRA. In: VIRESWARANANDA, Swami. Brahma-Sūtras according to Śrī Śankara. Almora: Advaita Ashrama, 1936. Disponível em: https://www.wisdomlib.org/hinduism/book/brahma-sutras. Acesso em: 27 Out. 2024.

DAVIS, Leesa S. Advaita Vedānta And Zen Buddhism. Decosnctructive Modes Of Spiritual Inquiry. London: Continnum 2010.

FRAZIER, Jessica. Reality, religion, and passion: Indian and Western approaches in Hans-Georg Gadamer and Rupa Gosvami. Washington: Lexington Books. 2009.

FRAZIER, Jessica. Vedanta: Metaphors for the category of existence. In: Categorization in Indian Philosophy: Thinking Inside The Box. London: Ashgate, 2014.

GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica. (2.ed) Paris: Editions du Seuil, 1996.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

LOUNDO, Dilip. Os Upaniṣads e a noção de ignorância (avidyā) segundo Śaṅkarācārya. In: Rever, São Paulo, v.21, n.2, p. 11-28, 2021a.

LOUNDO, Dilip. Os Upaniṣads e o projeto soteriológico da Escola Vedānta. In: Paralellus, Recife, v.12, n.29, p.167-180, jan./abr. 2021b.

OLIVELLE, Patrick. The Early Upaniṣads. Annotated text and translation. New York: Oxford University Press, 1998.

MOHANTY, J. N. Essays on Indian Philosophy. New Delhi: Oxford University Press, 1993.

MOHANTY. J. N. Classical Indian Philosophy. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2000.

NAKAMURA, Hajime. A History of Early Vedanta Philosophy. Delhi: Motilal Banarsidass, 1983.

NAKAMURA, Hajime. A History of Early Vedanta Philosophy. Part Two. Delhi: Motilal Banarsidass, 2004.

NICHOLSON, Andrew. Unifying Hinduism. Philosophy and Identity in Indian Intellectual History. New York: Columbia University Press, 2010.

RAMNARACE, Vijay. Rādhā-Kṛṣṇa’s Vedāntic Debut: Chronology & Rationalisation in the Nimbārka Sampradāya. 2014. Tese (Grau de Phd em Pesquisa) – The University of Edinburgh, 2014.

SEN, Amartya. The Argumentative Indian. Writings on Indian History, Culture and Identity. Farrar, Straus and Giroux: New York, 2005.

SHERMA, Rita; SHARMA, Arvind. Hermeneutics and Hindu Thought. Toward a Fusion of Horizons. New York: Springer, 2008.

ŚRĪNIVĀSA. Vedānta Kaustubha. In: BOSE, Roma. Vedānta Pārijāta Saurabha of Nimbārka and Vedānta Kaustubha of Śrīnivāsa: Commentaries on the BrahmaSūtras. Calcutta: Royal Asiatic Society of Bengal, 1940.

Publicado

2025-09-07

Cómo citar

FARIA RIBEIRO, D. Tal como um mundo:: A dimensão sincrônica da “diferença” e da “não diferença” (bhedābheda) nos estudos sobre Vedānta de Hajime Nakamura. Sacrilegens , [S. l.], v. 22, n. 2, p. 154–175, 2025. DOI: 10.34019/2237-6151.2025.v22.46423. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/46423. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Temática Livre