O discurso anti-gênero

Vaticano, Queermuseu e a CPI dos maus-tratos

Autores

  • Bryan Henrique Pinto Universidade Federal de São Carlos/ Mestrando pelo PPGS

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2024.v21.44074

Palavras-chave:

Queermuseu, Gênero, Sexualidade, Pânico Moral

Resumo

O presente artigo argumenta que a associação de exposições de arte com pedofilia no âmbito da CPI dos Maus-Tratos, visavam barrar direitos sexuais e reprodutivos, mobilizando pânicos morais. Inicialmente, construo uma breve contextualização sobre a exposição Queermuseu e a performance “La Bête”, buscando demonstrar as polêmicas envolvendo ambas e como tais exposições de arte acabaram se tornando matéria da CPI dos Maus-Tratos. Após, realizo uma genealogia do discurso anti-gênero, apontando o Vaticano como principal articular de uma cruzada contra direitos sexuais e reprodutivos. No contexto nacional, demonstro os paralelos entre a CPI dos Maus-Tratos e a CPI da Pedofilia, principalmente na figura institucional do presidente das Comissões. Por fim, busco demonstrar, a partir das leis, como as acusações contra as exposições eram infundadas. Para atingir tais objetivos, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de análise de conteúdo e análise do discurso. Como objetos empíricos, foram analisados os arquivos de filmagens da CPI, notas taquigráficas das reuniões e requerimentos.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

PINTO, B. H. O discurso anti-gênero: Vaticano, Queermuseu e a CPI dos maus-tratos. Sacrilegens , [S. l.], v. 21, n. 1, 2024. DOI: 10.34019/2237-6151.2024.v21.44074. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/44074. Acesso em: 23 ago. 2024.