Modernidade e religião (e política) na proposta de filosofia transformativa de Sri Aurobindo

Autores

  • Daniel Faria Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2023.v20.41320

Palavras-chave:

Sri Aurobindo, Estudos Pós-coloniais, Domínio do espiritual, Modernidade

Resumo

A proposta do artigo é abordar o pensamento do filósofo indiano Aurobindo Ghose (1872-1950), mais conhecido como Sri Aurobindo, como uma possível referência aos estudos de religião em uma perspectiva pós-colonial. O objetivo principal será analisar o modo como Sri Aurobindo pensava a religião – em termos de filosofia e de práxis – enquanto uma plataforma de resistência e diálogo no contexto de colonialidades do mundo moderno. Para tanto, recorre-se ao aporte teórico de alguns cientistas políticos e/ou sociais, entre eles Ashis Nandy (2015), Partha Chatterjee (1993) e Dipesh Chakrabarty (1995), buscando compreender a concepção de “espiritualidade”, projetada pelo filósofo, enquanto um domínio imaginado abarcando os binômios de razão/religião e tradição/modernidade.

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Publicado

2023-08-18

Como Citar

FARIA RIBEIRO, D. Modernidade e religião (e política) na proposta de filosofia transformativa de Sri Aurobindo. Sacrilegens , [S. l.], v. 20, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2237-6151.2023.v20.41320. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/41320. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Modernidade e Religião