A religiosidade na obra de Theo Angelopoulos

aspectos da transcendência em A eternidade e um dia (1998)

Autores

  • Carlos Eduardo Mendes de Araújo Couto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.29065

Palavras-chave:

Religião. Arte. Cinema. Angelopoulos.

Resumo

A obra tardia de Theo Angelopoulos, desenvolvida na última década de 1990, além das características políticas, possui um viés religioso ainda pouco compreendido. O objetivo desse artigo é analisar como essa religiosidade se apresenta na narrativa do cineasta grego. Usaremos como suporte autores como Mircea Eliade, Michael Bahktin, Gerard Genette e Jan Albert. Como amostra usaremos o filme A Eternidade e um dia (Mia aioniotita kai mia mera, 1998).

 

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Referências

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6. Filmografia

A Eternidade e um dia. Direção: Theo Angelopoulos. São Paulo: Versátil Home Vídeo, 1998. 132 min., VHS, som, cor, legendado. (Material digitalizado).

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

MENDES DE ARAÚJO COUTO, C. E. A religiosidade na obra de Theo Angelopoulos: aspectos da transcendência em A eternidade e um dia (1998). Sacrilegens , [S. l.], v. 16, n. 2, p. 85–101, 2020. DOI: 10.34019/2237-6151.2019.v16.29065. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/29065. Acesso em: 20 abr. 2024.