As imagens como diálogo na pesquisa: O Canto das Lavadeiras e o Ritual de Bênção das Águas em Almenara - por entre memórias e renovo

Autores

  • Nilza Maria Pacheco Borges

Palavras-chave:

sagrado, tradição, modernindade, identidade, imagens

Resumo

Este estudo tem por objetivo mostrar as concepções do sagrado verificadas a partir das manifestações estéticas mediadas pela música do grupo Coral das Lavadeiras de Almenara. Busca compreender sua vivência relacionada à escolha de canções que mostram as marcas do sagrado e suas possíveis interfaces com os novos modos de crer e ser no seu interagir com elementos renovadores que poderão contribuir para transformações e possível abertura às novas identidades na atualidade. Vivem processos de transformações dentre ambiguidades e reinvenção das tradições favorecidas pela mídia e pelas gravações de CDs na atualidade. Ao introduzir o uso do audiovisual para o registro etnográfico nessa pesquisa, sua importância é ressaltada e utilizamos como aporte teórico as teorias de Peixoto (2004) e Satiko e Hikiji (2009) que defendem o uso da imagem como um meio privilegiado para abordar o universo sensorial e estético com o qual estão envolvidos os sujeitos pesquisados.

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Publicado

2013-03-03

Como Citar

PACHECO BORGES, N. M. . As imagens como diálogo na pesquisa: O Canto das Lavadeiras e o Ritual de Bênção das Águas em Almenara - por entre memórias e renovo. Sacrilegens , [S. l.], v. 10, n. 1, p. 111–128, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26747. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre