O partido de Deus: uma análise semiolinguística de tweets do candidato a deputado federal Nikolas Ferreira nas eleições de 2022
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.48705Palabras clave:
discurso político, Discurso religioso, Teoria SemiolinguísticaResumen
Este artigo apresenta uma análise semiolinguística de quatro tweets publicados pelo candidato a deputado federal por Minas Gerais, Nikolas Ferreira, durante o período eleitoral de 2022, com foco no interdiscurso entre a política e a religião, visando mobilizar o imaginário cristão para desqualificar o partido opositor, PT, e legitimar o PL como “o partido de Deus”. O candidato instrumentaliza crenças religiosas como estratégia argumentativa para persuadir os internautas na rede social X (antigo Twitter), promovendo uma oposição moral entre os partidos. Com base nos postulados da Teoria Semiolinguística, identificamos os sujeitos do ato linguagueiro e os modos de organização no discurso, com ênfase no modo argumentativo, articulando à construção de uma narrativa que associa o PL ao bem e o PT ao mal, ancorado em valores cristãos. Assim, evidencia-se o uso estratégico da religião como recurso de legitimidade e persuasão no discurso político, especialmente em contextos de forte polarização, como a eleição de 2022.
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