Entre a lei e a graça: A Igreja Pentecostal Deus é Amor, o caminho para a sucessão de Davi Miranda Neto e as tensões de poder na renovação da juventude
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2021.v18.36138Palabras clave:
Igreja Pentecostal Deus é Amor. Pentecostalismo. Juventude. Carisma.Resumen
O presente texto busca apresentar dados e reflexões sobre o surgimento de uma nova liderança carismática na Igreja Pentecostal Deus é Amor, sendo agora percorrida pelo neto do falecido fundador. Buscamos também trazer uma pesquisa de campo com o maior grupo de jovens da igreja que resiste às mudanças propostas por David Miranda Neto. O resultado apresentado é um jovem líder que enfrenta disputas de grupos conservadores que representam o ethos da instituição, nesse sentido Neto se apresenta como um sucessor sem o apoio da renovação jovem da igreja que não o vê com uma líder capaz de aglutinar o carisma deixado pelo seu avô.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Alden Antônio de. “Deus é amor ou poder?”: estudo do processo de sucessão do líder religioso na Igreja Pentecostal “Deus é Amor”. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
CORREA, Marina. Dinastias Assembleianas. Sucessões familiares nas Igrejas Assembleias de Deus no Brasil. Editora Recriar. São Paulo, 2020.
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia. IBGE 2010 - Censo Demográfico - https://sidra.ibge.gov.br/tabela/2103#resultado - acesso em 14 de julho de 2021.
DA CUNHA, Christina Vital. “Traficantes evangélicos”: novas formas de experimentação do sagrado em favelas cariocas. PLURAL, Revista do Programa de Pós‐Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.15, 2008, pp.23‐46.
MARIANO, Ricardo. Usos e limites da teoria da escolha racional da religião. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 20, n. 2, 2008.
QUITERIO, Moyses N.L. A regeneração da terceira geração da Igreja Pentecostal Deus é Amor: Ensaios de uma perspectiva ainda em construção. Revista Azusa. 2020.
QUITERIO, Moyses N.L. Os judaizantes e os pentecostais: uma perspectiva social e teológica dos seus demarcadores de fronteiras. <https://repas.com.br/revista/index.php/repas/article/view/29> acessado em 08 de novembro de 2020. Revista Digital Repas v. 4 (2018).
WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: UNB, 2004, Vol. 1.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Moyses Naftali Leal Quiterio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International