A influência da natureza nas interfaces do Islã

Autores

  • Karolina Santos Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2020.v17.33099

Palavras-chave:

Islã. Natureza. Rumi. Nasr.

Resumo

O presente artigo pretende abordar as formas de conexão com a natureza nas interfaces do islã. Desde o Alcorão, que é a base da religião, o lado místico com todo seu simbolismo e poesia, e também  alguns processos ligados a certas islamidades e à modernidade. Para finalizar, trazer abordagens sobre a importância da conexão homem e natureza, e no que interfere nas questões de conflito, baseado nas ideias de Seyyed Nasr.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Mateus S. Mística islâmica: atualidade e convergência com a espiritualidade cristã.Vozes: Petrópolis,2000.


CARVALHO, José J de. Poemas místicos. Ed Attar:São Paulo,1996.


CHEREM, Youssef. Jihad:Duas interpretações contemporâneas de um conceito
polissêmico, Campos, UNICAMP 10(2), 2009, pp. 83-99.


______.Jihad: Interpretações de um conceito polissêmico.História eSociedade – Ciências da Religião –V. 11, N. 2, 2013.

EL-HAYYEK, Samir. Alcorão Sagrado, Ed. Fambras: Guarulhos, 2002.


GOTTLIEB, Roger S. This sacred earth:Religion, nature, enviroment. Routledge:London, 2004.


LAWRENCE, Bruce. Mensagens ao mundo de Osama bin Laden. Temas e
Debates: Lisboa, 2006.


NASR. SeyyedHelmi. O Nobre Alcorão. Fundação Rei Fahd Abdul Aziz: Medina, Arábia Saudita, [s.d].


______. The Encounter of Man and Nature: The Spiritual Crisis of Modern Man. George Allen and Unwin: London, 1968.


______.Religion and the Order of Nature.Oxford Universe Press: New York, 1996.


______.Islamic Quarterly. Ed. 4: London, vol. 34,Jan 1, 1990.


______. Islam, the Contemporary Islamic World, and the Environmental Crisisin Islam and Ecology: A Bestowed Trust, ed. Richard C. Foltz, Frederick M. Denny, and Azizan Baharuddin. Harvard University Center for the Study of World Religions [Harvard Divinity School] with Harvard University Press:Cambridge, MA, 2003.


______.The Study Quran. Ed Harper One: San Francisco, California, 2015.


RUMI, Jallahuddin. Masnavi.Edições Dervish:São Paulo, 1992.


______. Rubâi'yât. Albin Michel:Paris, 1993.


______. Fihi ma fihi. Edições Dervish:São Paulo, 1993.


SANTOS, Karolina. O jihad do coração e as perspectivas do diálogo. Anais da FAJE, Belo Horizonte , Outubro, 2018.

TEIXEIRA,Faustino.Rumi a paixão pela unidade. REVER, Revista de Estudos da Religião, n. 4,2003, pp.20-41.


TEIXEIRA, Faustino. O sufismo e a acolhida da diversidade religiosa.Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 7, n. 1, p. 45-63, jan./abr. 2015.


VIOLA, E. O Regime Internacional de Mudança Climática e o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, nº 50, 2002, pp. 25-46.


Entrevista: Seyyed Hossein Nasr on Islam and the Preservation of the Natural Environment. Center for international and regional studies. Georgetown Universty Qatar. Disponível:https://cirs.georgetown.edu/community-outreach/seyyed-hossein-nasr-islam-and-preservation-natural-environment. Acesso: 03 de outubro de 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

SANTOS, K. A influência da natureza nas interfaces do Islã. Sacrilegens , [S. l.], v. 17, n. 2, p. 156–168, 2020. DOI: 10.34019/2237-6151.2020.v17.33099. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/33099. Acesso em: 23 abr. 2024.