A Virgem da Conceição na doutrina do Santo Daime
A construção de um mito fundacional sob a ótica do princípio pluralista
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2020.v17.32693Palabras clave:
Virgem da Conceição, Santo Daime, mito, entre-lugar, princípio pluralistaResumen
A Virgem da Conceição, também identificada como Rainha da Floresta, tornou-se patrona da religião do Santo Daime em função de sua presença nas narrativas fundacionais que a identificam como instrutora espiritual do fundador Raimundo Irineu Serra (Mestre Irineu) em sua iniciação com a ayahuasca, bebida de origem indígena e utilizada no culto daimista. No presente artigo, desenvolvemos uma reflexão sobre como as noções de fronteira e “entre-lugar”, conforme aplicadas ao campo religioso brasileiro sob a ótica do princípio pluralista, nos auxiliam a pensar essa construção mítica. Consideramos a presença da Virgem da Conceição nesse mito como um terceiro elemento criativo, fruto de um processo de negociação cultural e reapropriação simbólica na busca por legitimidade e contornos próprios para a emergência de uma nova subjetividade religiosa na fronteira entre distintas tradições.
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