Trânsito religioso

apropriações de elementos afro-brasileiros no neopaganismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2020.v17.29426

Palabras clave:

Pluralidade Religiosa, Umbanda, Interreligiosidade, Wicca

Resumen

O trabalho identifica e analisa as práticas litúrgicas que se desenvolvem entre as manifestações da Umbanda e suas apropriações pelos grupos wiccanos ou neopagãos, surgidos no Brasil nas últimas décadas, como a wicca, um movimento religioso que se institucionalizou a partir da chamada "antiga religião", um conjunto de práticas religiosas pré-cristãs ligadas à feminilidade e a natureza. A pesquisa partiu de observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com membros de destaque em ambos os grupos. Enfatizam-se na análise as problemáticas sobre a identidade religiosa construída a partir do trânsito religioso entre os grupos e sua hibridização. Um dos resultados mais evidentes mostrou que tais apropriações se originaram a partir da migração dos atuais sacerdotes wiccanos que primeiramente atuaram como mães-de-santo e que se converteram a este novo movimento religioso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

AMARO XAVIER BRAGA JUNIOR, Universidade Federal de Alagoas

Tiene una licenciatura en Ciencias Sociales (UFPE), un posgrado en Historia de las Artes y Religiones (UFRPE), un posgrado en Artes Visuales (SENAC), un posgrado en Gestión E-learning (Esc. Army / UCB), Máster y Doctorado en Sociología ( UFPE), Máster en Antropología Social (UFAL). Es un profesor efectivo en el Instituto de Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Alagoas - UFAL.

Citas

AMARAL, Leila. Carnaval da Alma: comunidade, essência e sincretismo na Nova Era. Petrópolis: Vozes, 2000.


ANDRADE, Joachim. A pluralidade e o diálogo entre as religiões. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre: PUCRGS. Disponível em: < http://www.pucrs.br/mj/artigo-a-pluralidade-e-o-dialogo-entre-as-religioes.php>. Acesso em: 28 maio 2010.


BARBERO, J. M. Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003.


BRAGA JR, A. X. . As ressurgências inter-religiosas entre o kardecismo, a umbanda e o xangô.. In: Seminário Internacional de História das Religiões/III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História da Religião. - IBHR, 2001, Recife. Anais do Seminário Internacional de História das Religiões/III Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História da Religião. - IBHR. Recife : ANPUH, 2001. v. 1. p. 1-2.


CAMARGO, Maria Thereza Lemos de Arruda. As plantas na medicina popular e nos rituais afro-brasileiros. Herbarium – Estudos de Etnofarmacobotânica, 1998. Disponível em: <http://www.aguaforte.com/herbarium/plantas.html >. Acesso em : 28 maio 2010.


CAMURÇA, Marcelo. Espaços de Hibridização, Dessubstancialização da Identidade Religiosa e Idéias Fora do Lugar. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 5, n. 5, p.37-65, out 2003.


CANCLÍNI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.


CERIDWEN, Mavesper Cy. História da Associação. ABRAWICCA. 2007. Disponível em:<http://www.abrawicca.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=56>. Acesso em: 28 maio 2010.


COELHO, Vânia C. Ritos encantatórios: os signos que serpenteiam as chamadas bruxas. São Paulo: Annablume, 1998.


FERRETTI, Sergio F. Repensando o Sincretismo: Estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo:EDUSP/São Luís:FAPEMA, 1995.


HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.


MENDONÇA, Antonio Gouvêa. República e pluralidade religiosa no Brasil. Revista USP, São Paulo, n.59, p. 144-163, set./Nov. 2003. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/59/12-antoniomendonca.pdf>. Acesso em: 28 maio 2010.


NEGRÃO, Lísias Nogueira . O pluralismo religioso e multiplicidades no Brasil contemporâneo. Soc . estado., Brasília , v. 23, n. 2, maio/ago. 2008. p.261-279. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010269922008000200004&lng=en&nrm=iso> . Acesso em: 28 maio 2010.

Publicado

2020-07-31

Cómo citar

BRAGA JUNIOR, A. X. Trânsito religioso: apropriações de elementos afro-brasileiros no neopaganismo. Sacrilegens , [S. l.], v. 17, n. 1, p. 195–212, 2020. DOI: 10.34019/2237-6151.2020.v17.29426. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/29426. Acesso em: 18 jul. 2024.