A intolerância religiosa e o preconceito racial nas escolas:

reflexões sobre a importância da atuação docente

Autores/as

  • Glauber Lobato IUPERJ
  • Arthur Lima de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.27169

Palabras clave:

Educação, Preconceito racial, Preconceito religioso, Sociedade, Diversidade

Resumen

Este artigo tem por objetivo central discutir a atuação dos professores em relação preconceito religioso presente nas escolas, principalmente contra religiões de matriz africana e seus adeptos. Para tal, abordamos a atividade dos movimentos relacionados à negritude e suas contribuições além de apontarmos o papel essencial que o professor exerce no Âmbito educacional a fim de dirimir as perspectivas preconceituosas nesse espaço, que deve promover a pluralidade, respeito e liberdade. O preconceito deve ser mitigado em todos os setores da sociedade e, principalmente, nos ambientes educacionais, visto que novos cidadãos sairão desses espaços para atuar na sociedade e não há mais tempo nem espaço para mantermos um sistema social baseado em hierarquização de credos.

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Publicado

2019-10-22

Cómo citar

LOBATO, G.; LIMA DE OLIVEIRA, A. A intolerância religiosa e o preconceito racial nas escolas:: reflexões sobre a importância da atuação docente. Sacrilegens , [S. l.], v. 16, n. 1, p. 394–405, 2019. DOI: 10.34019/2237-6151.2019.v16.27169. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/27169. Acesso em: 17 ago. 2024.