A intolerância religiosa e o preconceito racial nas escolas:

reflexões sobre a importância da atuação docente

Autores/as

  • Glauber Lobato IUPERJ
  • Arthur Lima de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2019.v16.27169

Palabras clave:

Educação, Preconceito racial, Preconceito religioso, Sociedade, Diversidade

Resumen

Este artigo tem por objetivo central discutir a atuação dos professores em relação preconceito religioso presente nas escolas, principalmente contra religiões de matriz africana e seus adeptos. Para tal, abordamos a atividade dos movimentos relacionados à negritude e suas contribuições além de apontarmos o papel essencial que o professor exerce no Âmbito educacional a fim de dirimir as perspectivas preconceituosas nesse espaço, que deve promover a pluralidade, respeito e liberdade. O preconceito deve ser mitigado em todos os setores da sociedade e, principalmente, nos ambientes educacionais, visto que novos cidadãos sairão desses espaços para atuar na sociedade e não há mais tempo nem espaço para mantermos um sistema social baseado em hierarquização de credos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTÔNIO, Thaís (Ed.). Você sabe o que é um griô? 2016. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/cultura/galeria/audios/2013/02/voce-sabe-o-que-e-um-grio>. Acesso em: 21 jun. 2019.

BOMFIM, Evandro Luiz Soares; NASCIMENTO, Aleksandro de Jesus. A religião e o preconceito na escola. Revista Eletrônica dos Discentes da Faculdade Eça de Queiroz. 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão Final. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em 24 jun. 2019.

______. Diversidade religiosa é marca da população brasileira. 2018. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/01/diversidade-religiosa-e-marca-da-populacao-brasileira>. Acesso em: 24 jun. 2019.

______. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 20 jun. 2019.

BUTTER, David. Entenda o que é proselitismo, palavra usada pelo Papa. 2007. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/PapanoBrasil/0,,MUL35876-8524,00.ht ml>. Acesso em: 26 jun. 2019.

COSTA, Renata Silva da. Apontamentos sobre preconceito religioso na escola. In: XIII Congresso Nacional de Educação. 2017.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Ricardo Henriques. (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal no. 10.639/03. Ed. Brasília: SECAD/MEC, 2005, v., p. 39-62.

JUNIOR, Henrique Cunha. Candomblés: como abordar esta cultura na escola. Revista Espaço Acadêmico n° 102: novembro de 2009

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 16. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

TEIXEIRA, F. . O campo religioso brasileiro na ciranda dos dados. Revista do Instituto Humanitas Unisinos(400). 2012.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.23, p. 156-168, mai./ago. 2003.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ª. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

OLIVA, Anderson Ribeiro. A história da África nos bancos escolares: Representações e imprecisões na literatura didática. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/eaa/v25n3/a03v25n3.pdf>. Acesso em 21 jun. 2019.

SANTOS, Babalawô Ivanir dos et al. Intolerância Religiosa no Brasil - Relatório e Balanço. 2016. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2018/08/relatorio-final-port-2.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2019.

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

LOBATO, G.; LIMA DE OLIVEIRA, A. A intolerância religiosa e o preconceito racial nas escolas:: reflexões sobre a importância da atuação docente. Sacrilegens , [S. l.], v. 16, n. 1, p. 394–405, 2019. DOI: 10.34019/2237-6151.2019.v16.27169. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/27169. Acesso em: 21 nov. 2024.