O ensino religioso na escola pública e suas implicações em desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios
Palabras clave:
Educação, Ensino religioso, ConvivênciaResumen
O artigo discute as principais questões postas ao ensino religioso em escola pública, tanto no
tocante ao desenvolvimento cotidiano dos alunos quanto no que se refere aos aspectos
jurídicos e ao legado da história do Brasil no que tange aos pressupostos culturais e religiosos.
Para tal, a proposta do estudo é de retomar, em linhas gerais, a trajetória do ensino religioso a
partir do enfoque na necessidade de mudanças que garantam a laicidade nos referenciais
teórico-metodológicos adotados pelas escolas públicas brasileiras ao longo das décadas.
Ademais, apresenta resultados parciais de pesquisa realizada em escola pública no município
de Capela Nova, Minas Gerais. O objetivo é verificar como acontece o processo ensino e
aprendizagem da disciplina “ensino religioso” e o nível de conscientização dos alunos na
convivência cotidiana, no enfrentamento aos fatos de aceitar e respeitar as diversas
abordagens religiosas, com a compreensão de que as crenças possuem importância cultural,
social e política, advinda de uma história de respeito, tolerância e de intolerância religiosa. No
decorrer do trabalho analisa-se questões sobre os ranços e os avanços do tema no Brasil, de
forma sucinta, verifica-se que o problema atinge também outros países. Destaca-se a
contraditória situação de alunos que percebem a necessidade de respeitar as diferentes
religiões e por outro lado, persistem os preconceitos e estereótipos com as religiões
desconhecidas pela maioria deles. A análise dos dados permite concluir que os alunos
recebem informações de diversas formas e isso, juntamente com a vivência de cada um deles
fornece conhecimentos valiosos, porém fragmentados que necessitam da intervenção de
professores laicos na práxis pedagógica em sala de aula.
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Citas
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